O Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Bioquímica comunica a abertura do Edital nº 04/2023 que regulamenta as inscrições para participar da seleção interna de discentes do Curso de Doutorado para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Poderão participar alunos regularmente matriculados que já possuam permanência de mais de um ano no Curso e/ou tenham defendido a Qualificação. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 26 de Novembro de 2023. Consulte o Edital aqui.

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Bioquímica (PPG FARMABIO) da Universidade Federal do Pará torna público o Edital 03/2023 de seleção de candidatos(as) para o preenchimento de 10 (dez) vagas para o Curso de Doutorado, com prazo de inscrições de Fluxo Contínuo (características detalhadas no interior do Edital). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2023, exclusivamente via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) conforme descrito no Edital, anexando toda a documentação requerida.

Leia o Edital aqui.

Consulte os Anexos do Edital aqui.

ATENÇÃO: Os resultados das fases do processo seletivo serão divulgadas na aba Ingresso < Seleção Atual

O PPG FARMABIO torna público o Calendário de Oferta atualizado das disciplinas que serão ofertadas no segundo semestre de 2023, trazendo disciplinas optativas como BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR ou DESCOBERTA E DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS: SCREENER COMO METODOLOGIA ATIVA, entre outras disciplinas obrigatórias. Cheque as novidades na aba Acadêmico < Calendário de Oferta.

O dia 18 de março discentes e docentes do FARMABIO participaram da atividade "II FARMABIO VAI NA PRAÇA" onde os discentes interagiram com o público da Praça Batista Campos apresentando e conversando com o público geral sobre materiais (folders e banners) referentes temas como descarte correto de fármacos, intoxicação mercurial e obesidade, dentre outros. Na edição deste ano, a atividade incluiu três fases diferentes que prevê os momentos necessários de tradução do conhecimento: uma primeira fase, onde os alunos desenvolveram materiais adaptados para o público-alvo sobre o tema escolhido sob a coordenação da Profa. Gabriela Arrifano; uma segunda fase, onde os alunos apresentaram os temas e conversaram com o público geral de forma supervisionada; e uma última fase, onde coletivamente com discentes e docentes houve intercambio de experiências com ênfase na aprendizagem de como adaptar o conhecimento científico para que chegue na sociedade.

Essa atividade anualmente ofertada pelo Programa possui o intuito de reforçar a formação discente com experiências de retorno para a sociedade, sendo esta formação uma parte importante do currículo do FARMABIO.

 

O Projeto de Lei 1011/2023 que institui uma Política Nacional de Prevenção da Exposição ao Mercúrio, elaborado pela equipe do Laboratório de Farmacologia da UFPA em parceria com as Clínicas de Direitos Humanos da UFPA, UFOPA, UEA e UNIFAP, recebeu no dia 7 de março de 2023 o apadrinhamento do Senador Randolfe Rodrigues e foi protocolado no Senado.
 
Esta é uma iniciativa que visa estabelecer o monitoramento dos níveis de mercúrio como uma forma de prevenção antes de ter o diagnóstico de intoxicação mercurial (como já acontece de forma semelhante por exemplo para a prevenção do diabetes pela quantificação de rotina de glicose no sangue). Outro diferencial importante é que permitirá que os dados existentes nas Universidades e Instituições de Ensino/Pesquisa ganhem visibilidade e possam ser usados pelos gestores de políticas públicas.
 
Venha fazer parte da história, votando SIM na consulta pública do Senado:
 
Você também pode baixar a Minuta e enviar suas contribuições na página:
 
Vamos construir entre todos um futuro melhor? Contamos com você!