O Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Bioquímica comunica a abertura do Edital nº 01/2024 que regulamenta as inscrições para participar da seleção interna de discentes do Curso de Doutorado para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Poderão participar alunos regularmente matriculados que já possuam permanência de mais de um ano no Curso e/ou tenham defendido a Qualificação. As inscrições poderão ser realizadas até as 18h00 do dia 23 de abril de 2024. Consulte o Edital aqui.

No dia 5 de fevereiro de 2024 o Colegiado do PPG FARMABIO aprovou o novo Calendário de Reuniões Ordinárias do Colegiado (veja o Calendário AQUI). Também já se encontra disponível o novo Calendário de Disciplinas para 2024 trazendo novidades na disciplina de Tópicos Avançados como Epigenética (veja em Acadêmico < Calendário de Oferta).     

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Bioquímica comunica a abertura do Edital nº 04/2023 que regulamenta as inscrições para participar da seleção interna de discentes do Curso de Doutorado para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Poderão participar alunos regularmente matriculados que já possuam permanência de mais de um ano no Curso e/ou tenham defendido a Qualificação. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 26 de Novembro de 2023. Consulte o Edital aqui.

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Bioquímica (PPG FARMABIO) da Universidade Federal do Pará torna público o Edital 03/2023 de seleção de candidatos(as) para o preenchimento de 10 (dez) vagas para o Curso de Doutorado, com prazo de inscrições de Fluxo Contínuo (características detalhadas no interior do Edital). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2023, exclusivamente via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) conforme descrito no Edital, anexando toda a documentação requerida.

Leia o Edital aqui.

Consulte os Anexos do Edital aqui.

ATENÇÃO: Os resultados das fases do processo seletivo serão divulgadas na aba Ingresso < Seleção Atual

O PPG FARMABIO torna público o Calendário de Oferta atualizado das disciplinas que serão ofertadas no segundo semestre de 2023, trazendo disciplinas optativas como BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR ou DESCOBERTA E DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS: SCREENER COMO METODOLOGIA ATIVA, entre outras disciplinas obrigatórias. Cheque as novidades na aba Acadêmico < Calendário de Oferta.

O dia 18 de março discentes e docentes do FARMABIO participaram da atividade "II FARMABIO VAI NA PRAÇA" onde os discentes interagiram com o público da Praça Batista Campos apresentando e conversando com o público geral sobre materiais (folders e banners) referentes temas como descarte correto de fármacos, intoxicação mercurial e obesidade, dentre outros. Na edição deste ano, a atividade incluiu três fases diferentes que prevê os momentos necessários de tradução do conhecimento: uma primeira fase, onde os alunos desenvolveram materiais adaptados para o público-alvo sobre o tema escolhido sob a coordenação da Profa. Gabriela Arrifano; uma segunda fase, onde os alunos apresentaram os temas e conversaram com o público geral de forma supervisionada; e uma última fase, onde coletivamente com discentes e docentes houve intercambio de experiências com ênfase na aprendizagem de como adaptar o conhecimento científico para que chegue na sociedade.

Essa atividade anualmente ofertada pelo Programa possui o intuito de reforçar a formação discente com experiências de retorno para a sociedade, sendo esta formação uma parte importante do currículo do FARMABIO.

 

O Projeto de Lei 1011/2023 que institui uma Política Nacional de Prevenção da Exposição ao Mercúrio, elaborado pela equipe do Laboratório de Farmacologia da UFPA em parceria com as Clínicas de Direitos Humanos da UFPA, UFOPA, UEA e UNIFAP, recebeu no dia 7 de março de 2023 o apadrinhamento do Senador Randolfe Rodrigues e foi protocolado no Senado.
 
Esta é uma iniciativa que visa estabelecer o monitoramento dos níveis de mercúrio como uma forma de prevenção antes de ter o diagnóstico de intoxicação mercurial (como já acontece de forma semelhante por exemplo para a prevenção do diabetes pela quantificação de rotina de glicose no sangue). Outro diferencial importante é que permitirá que os dados existentes nas Universidades e Instituições de Ensino/Pesquisa ganhem visibilidade e possam ser usados pelos gestores de políticas públicas.
 
Venha fazer parte da história, votando SIM na consulta pública do Senado:
 
Você também pode baixar a Minuta e enviar suas contribuições na página:
 
Vamos construir entre todos um futuro melhor? Contamos com você!

O Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Bioquímica da UFPA (FARMABIO) é destaque no Latin America Top 10.000 Scientists da AD Scientific Index. Esse ranking lista os 10.000 cientistas mais influentes da América Latina, entre os que estão incluídos seis docentes do FARMABIO (Prof. Dr. José Luiz Martins do Nascimento, Prof. Dr. Hervé Louis Ghislain Rogez, Profa. Dra. Joyce Kelly R. da Silva, Profa. Dra. Maria Elena Crespo López, Profa. Dra. Marta Chagas Monteiro e Prof. Dr. Rafael Rodrigues Lima). Essa conquista é reflexo da elevada qualidade do corpo docente do FARMABIO e do seu potencial para a formação de excelência de recursos humanos na nossa região.

A AD Scientific Index é uma organização independente que baseia sua avaliação em coeficientes quantitativos de produtividade total e dos últimos cinco anos, como o índice i10 e o índice h do Google Scholar. Essa métrica permite que cientistas e universidades possam analisar suas classificações acadêmicas e monitorar a evolução.

Maiores informações podem ser encontradas em: https://www.adscientificindex.com/

É com grande alegria que o PPG FARMABIO informa que na sexta-feira dia 29 de Abril de 2022 foram realizadas as primeiras Qualificações de discentes do Curso de Mestrado.

Desde aqui, parabenizamos às nossas discentes e orientadores por mais essa conquista!

Discente: Chirlene Pinheiro Nascimento   -   Orientador: Prof. Dr. Moisés Hamoy

Título do Trabalho: Atividade Anticonvulsivante do Extrato de Curcuma longa em Ratos Wistar após Indução de Convulsões por Pentilenotetrazol

Discente: Julianne Elba Cunha Azevedo    -   Orientador: Prof. Dr. Moisés Hamoy

Título do Trabalho: Intoxicação por Cafeína: Padrões Comportamentais e Eletrocorticográficos em Ratos Wistar

Discente: Kíssila Márvia Matias Machado Ferraro   -   Orientadora: Profa. Dra. Cristiane do Socorro Maia

Título do Trabalho: Repercusões Comportamentais e na Bioquímica Oxidativa após Uso de Cetamina como Sedoanalgésico na Infância em Ratos.

Discente: Luana Rodrigues Vieira     -     Orientador: Prof. Dr. Moisés Hamoy

Título do Trabalho: Alterações Comportamentais, Eletromiográficas e Eletrocardiográficas no Tambaqui (Colossomo macropomum) Induzida por Diferentes Concentrações de Cloridrato de Lidocaína durante o Banho de Imersão 

Discente: Mary Lucy Ferraz Maia    -    Orientadora: Profa. Dra. Cristiane do Socorro Maia

Título do Trabalho: Procedimento de Sedação com Cetamina Induz Consequências Comportamentais em Pacientes Pediátricos em Estado Crítico

O dia 11 de Fevereiro celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e para comemorar essa data convidamos a ver alguns dos trabalhos que nossas alunas, apoiadas pela PROPESP (Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPA) e pela FAPESPA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará), publicaram em 2021, como explicado por elas (clique nas fotos):

 Amanda Lopes Araújo (veja também o artigo publicado AQUI)

 Carla Carolina Miranda dos Santos (veja também o artigo publicado AQUI)

 Kíssila M. Machado Ferraro (veja também o artigo publicado AQUI)

 Letícia dos Santos Sacramento (veja também o artigo publicado AQUI)

 Luciana Guimarães Eiró (veja também o artigo publicado AQUI)

 

Também, o 50% de docentes do FARMABIO é composto por mulheres (sendo a maioria mães de famílias e mais da metade bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq). Desde aqui parabenizamos todas elas e convidamos todos e todas a conhecerem melhor o trabalho delas:

Profa. Dra. Barbarella de Matos Macchi

Profa. Dra. Cristiane do Socorro Ferraz Maia

Profa. Dra. Danielle Queiroz Calcagno

Profa. Dra. Gabriela de Paula Arrifano

Profa. Dra. Joyce Kelly do Rosário da Silva

Profa. Dra. Lilian Lund Amado

Profa. Dra. Maria Elena Crespo López

Profa. Dra. Marta Chagas Monteiro

Profa. Dra. Vanessa Jóia de Mello